MP da Modernização dos Cartórios é aprovada no Congresso
O Congresso Nacional aprovou no último dia 31 de maio a Medida Provisória 1.085/2021, que ficou conhecida como MP dos Cartórios. A legislação cria Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp) e permite que os cidadãos acessem pela internet os serviços dos cartórios de registros públicos do país.
A MP moderniza a Lei de Registros Públicos, atualiza a Lei dos Cartórios e aprimora os processos de incorporação imobiliária. Ficou estipulado que todas as instituições têm até o dia 31 de janeiro de 2023 para se adaptarem.
O Serp conectará as bases de dados de todos os tipos de cartórios e será implantado e gerenciado pelos oficiais de registros públicos de todo o país por meio de uma entidade civil de direito privado sem fins lucrativos.
Um dos pontos mais importantes da MP é a redução dos prazos máximos dos serviços dos cartórios de registros. O prazo para registro de escrituras de compra e venda de imóveis passará de 30 dias corridos para 5 dias úteis. Já as certidões eletrônicas de inteiro teor da matrícula do imóvel deverão ser emitidas em até 4 horas.
Além disso, os oficiais de registro estarão dispensados de imprimir certidões (civil ou de títulos), que deverão ser fornecidas eletronicamente, cabendo ao cidadão imprimir.
Esses documentos digitais deverão ter identificação segura de autenticidade, conforme critérios do CNJ.
A implementação do SERP depende de regulamentação pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e deve se dar até janeiro de 2023 . O texto segue agora para sanção presidencial.
Outras notícias
17 dezembro 2025
Bem de família pode ser declarado como indisponível em processo de execução civil
A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou entendimento em recurso especial de que um imóvel, mesmo que seja bem de família, pode ser declarado como indisponível com medida cautelar para impedir que seja alienado e seja preservada a possibilidade de uma execução judicial. A decisão é especialmente importante por sinalizar uma unificação […]
04 dezembro 2025
Sancionada lei que amplia redução do IR e cria tributação mínima para altas rendas
Foi sancionada, no último dia 26/11, a Lei nº 15.270/2025, que amplia a redução do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para rendimentos mensais de até R$ 5 mil e estabelece reduções parciais para rendas de até R$ 7.350 por mês, aplicáveis a partir de janeiro de 2026. Para compensar a perda de arrecadação […]
10 novembro 2025
Cônjuge não devedor tem parte preservada em leilão de bem indivisível, decide STJ
Quando um imóvel indivisível é leiloado para pagar a dívida de um dos coproprietários, a parte pertencente ao cônjuge que não é devedor deve ser calculada com base no valor de avaliação do imóvel, e não no valor final da arrematação. Esse foi o entendimento da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que […]