Governo edita MP para digitalizar atendimento de cartórios
Publicada no Diário Oficial da União (DOU) esta semana (28/12), a Medida Provisória (MP) 1.085/202, que instituiu o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP), visa desburocratizar o sistema dos cartórios do país, possibilitando a realização, por meio eletrônico, de serviços relacionados a registros públicos.
A determinação de que os cartórios prestem serviços por meio eletrônico existia em lei desde 2009, mas dependia de regulamento específico. Agora, com a MP, a normatização do sistema cabe ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Instituído pela nova MP, o SERP possibilitará a interconexão entre os cartórios e o atendimento remoto aos usuários, servindo para o recebimento e envio de documentos, títulos, expedição de certidões e obtenção de informações por meio eletrônico.
Além de dispor sobre o SERP, a MP altera outras leis, modernizando e simplificando, por exemplo, os procedimentos relativos aos registros públicos de que trata a Lei n. 6.015/73 e a Lei nº 4.591/64, que dispõe sobre as incorporações imobiliárias, trazendo regras que simplificam o sistema de garantias sobre bens móveis no país.
O acesso ao novo sistema poderá ser feito com o sistema de assinatura do portal do governo federal, sem necessidade de certificação digital e o prazo máximo para implementação do sistema é de pouco mais de um ano, até 31 de janeiro de 2023.
A nova MP, conhecida como a MP de Modernização dos Registros Públicos, tem como objetivo aumentar a transparência e agilidade dos procedimentos cartoriais, além de reduzir os custos com esses trâmites, melhorando e desburocratizando o ambiente de negócios no país.
Outras notícias
29 agosto 2024
Recursos Repetitivos: entenda como funcionam
Por Janaína Carvalho Você sabia que, mesmo não sendo parte em um processo judicial, a tese da sua ação pode ser beneficiada ou prejudicada por um precedente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Supremo Tribunal Federal (STF) ou do Tribunal Superior do Trabalho (TST)? Para que isso ocorra, basta que um dos tribunais superiores […]
20 junho 2024
PGFN: Dívidas de até R$ 45 milhões ganham novas condições para pagamento
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou, no último mês de maio, o edital Nº 2/2024 que apresenta proposta de transação tributária por adesão, para negociação de débitos inscritos em dívida ativa da União de até R$ 45 milhões, incluídos aqueles em fase de execução ajuizada ou objeto de parcelamento anterior rescindido. Conforme disposto no […]
10 junho 2024
Reoneração de folha: Receita informa sobre a possibilidade de ratificação das declarações
Após o cenário de insegurança jurídica instaurado pela suspensão da desoneração da folha de pagamento em virtude do deferimento de liminar pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal )STF) Cristiano Zanin, nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7633, a Receita Federal informou que as declarações (DCTFWeb/eSocial) prestadas pelas empresas poderão ser retificadas posteriormente. O […]