Decreto 11.129 traz novos parâmetros para a Lei Anticorrupção, válido a partir de 18/07
Foi publicado, na última terça-feira (12/07), o Decreto 11.129 que trouxe novos parâmetros para a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), cujas mudanças entram em vigor a partir do dia 18 de julho deste ano.
Um dos pontos mais importantes do Decreto consiste na disciplina do acordo de leniência, colocando-o como importante ferramenta para maior aplicação da integridade no setor privado, ficando estabelecido que a Advocacia-Geral da União e a Controladoria-Geral da União definirão, em conjunto, a celebração e negociação dos acordos de leniência.
Outro aspecto abrangido pelo Decreto é a constituição de programas de compliance. A nova regulamentação estipula que a alta direção das empresas deve estar alinhada com os princípios de integridade; a companhia deve destinar recursos adequados para o setor; ações de comunicação devem ser periódicas, devendo ser feitas também reavaliações gerais e consequentes adequações.
O Decreto estabelece que a investigação de casos de corrupção pode incluir o pedido para verificação de dados bancários sobre movimentações de recursos públicos, informações tributárias e medidas de busca e apreensão.
“Em relação ao texto vigente, cabe destacar o aprimoramento do procedimento de investigação preliminar; a exigência da caracterização de autoria e materialidade para início do processo administrativo de responsabilização; o detalhamento do rito do processo administrativo de responsabilização; o aprimoramento dos critérios de fixação de multa; a melhor definição de vantagem auferida; e as regras sobre suspensão do prazo prescricional”, diz a Secretaria-Geral da Presidência da República em nota.
Outras notícias
28 maio 2025
Ministério da Fazenda aumenta IOF, mas recuo parcial alivia pressão sobre remessas e fundos
O Ministério da Fazenda anunciou no dia 22 de maio um aumento nas alíquotas de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), com mudanças que afetam diversas operações. Porém, parte das medidas foram anuladas poucas horas depois, devido à grande repercussão negativa junto à sociedade. Inicialmente, a medida faria com que as remessas de dinheiro para contas […]
23 maio 2025
STJ admite, em casos excepcionais, impor teto para multa por descumprimento de decisão judicial
A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, em situações excepcionais, é possível limitar o valor das chamadas astreintes. O colegiado entendeu que a penalidade pode ser vinculada ao valor da obrigação principal discutida no processo, a fim de evitar que a cobrança atinja patamares considerados excessivos. O julgamento ocorreu no dia […]
08 maio 2025
STJ firma em recurso repetitivo que produção de bens não tributados também gera crédito de IPI
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou sob o rito dos recursos repetitivos que o benefício fiscal do artigo 11 da Lei 9.779/1999, que concede crédito de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na produção de bens industrializados isentos e com alíquota zero, também é aplicável aos casos em que o produto final não é tributado. […]